Projeto Sinalidade https://sinalidade.letras.ufrj.br Sat, 30 Jul 2022 16:44:39 -0300 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.3.4 https://sinalidade.letras.ufrj.br/wp-content/uploads/2020/09/cropped-asdsad-1-32x32.png Projeto Sinalidade https://sinalidade.letras.ufrj.br 32 32 Live: PROJETO PORTUGUÊS PELAS LETRAS: CONSTRUINDO REPERTÓRIO BILÍNGUE – 04/08/2022 – 18h https://sinalidade.letras.ufrj.br/04-08-2022-live-projeto-portugues-pelas-letras-construindo-repertorio-bilingue/ Sat, 30 Jul 2022 11:52:54 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=2027 Live: PROJETO PORTUGUÊS PELAS LETRAS: CONSTRUINDO REPERTÓRIO BILÍNGUE – 04/08/2022 – 18h Leia mais »

]]>
Na próxima quinta-feira, dia 04 de agosto de 2022, às 18h, o Projeto Sinalidade (FL/UFRJ) realizará mais uma atividade, desta vez, com a ProfªLia Abrantes A. Soares, com o tema: PROJETO PORTUGUÊS PELAS LETRAS: CONSTRUINDO REPERTÓRIO BILÍNGUE. 

A atividade terá a duração de 1h e haverá emissão de certificados para os participantes. 

Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br

Formulário de Inscrições: https://forms.gle/GMbKavHYrZ6WLY836

Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=j74Gk75loEQ

Audiodescrição: Card de fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas traz o convite para uma live. No alto do card e centralizada, a logomarca do Projeto Sinalidade.  Abaixo e em duas linhas, lê-se: PROJETO PORTUGUÊS PELAS LETRAS: CONSTRUINDO REPERTÓRIO BILÍNGUE. DIA 04 Agosto de 2022 - às 18h.  No centro há duas fotografias dos participantes, lado a lado, em formato circular e com bordas amarelas.  À esquerda, convidada: Lia Abrantes A. Soares, da Faculdade de Letras - UFRJ. Ela é uma mulher branca, cabelos e olhos castanhos. Lia usa óculos de grau, de armação marrom, e esboça um sorriso.  À direita, mediação: Carlos Antonio Jacinto, da Faculdade de Letras - UFJF. Ele é um homem negro, de cabelo curto e castanho e olhos, na mesma cor. Carlos usa uma blusa de manga longa, de capuz, na cor rosa e mostra um largo sorriso. Na parte inferior do card está escrito: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé e à esquerda, os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. E o endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj. Centralizado, os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras. À direita: Apoio e a logo da Dirac - Diretoria de Acessibilidade da UFRJ.   Audiodescrição do Logo do Projeto Sinalidade: composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, há o desenho de mãos e antebraços, na cor preta, fazendo parte do fundo. Abaixo, na cor branca, a palavra: Sinalidade, grafada em letras maiúsculas. Logo abaixo a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão, também na cor branca.   Créditos: Equipe de Audiodescrição ‒ LadTecs/UFRJ (@ladtecs.ufrj). Roteirista: Revisão: Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_).  Consultora: Luciane Molina (@braillu).
A Imagem Contem Audiodescrição como Texto Alternativo

Audiodescrição: Card de fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas traz o convite para uma live. No alto do card e centralizada, a logomarca do Projeto Sinalidade. Abaixo e em duas linhas, lê-se: PROJETO PORTUGUÊS PELAS LETRAS: CONSTRUINDO REPERTÓRIO BILÍNGUE. DIA 04 Agosto de 2022 – às 18h. No centro há duas fotografias dos participantes, lado a lado, em formato circular e com bordas amarelas. À esquerda, convidada: Lia Abrantes A. Soares, da Faculdade de Letras – UFRJ. Ela é uma mulher branca, cabelos e olhos castanhos. Lia usa óculos de grau, de armação marrom, e esboça um sorriso. À direita, mediação: Carlos Antonio Jacinto, da Faculdade de Letras – UFJF. Ele é um homem negro, de cabelo curto e castanho e olhos, na mesma cor. Carlos usa uma blusa de manga longa, de capuz, na cor rosa e mostra um largo sorriso. Na parte inferior do card está escrito: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé e à esquerda, os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. E o endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj. Centralizado, os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras. À direita: Apoio e a logo da Dirac – Diretoria de Acessibilidade da UFRJ.

Audiodescrição do Logo do Projeto Sinalidade: composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, há o desenho de mãos e antebraços, na cor preta, fazendo parte do fundo. Abaixo, na cor branca, a palavra: Sinalidade, grafada em letras maiúsculas. Logo abaixo a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão, também na cor branca.

Créditos: Equipe de Audiodescrição ‒ LadTecs/UFRJ (@ladtecs.ufrj).
Roteirista: Revisão: Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_).
Consultora: Luciane Molina (@braillu).

]]>
Seminário: 20 anos da Lei de Libras e os seus Desdobramentos na UFRJ – 06/05/2022 – 19h https://sinalidade.letras.ufrj.br/seminario-20-anos-da-lei-de-libras-e-os-seus-desdobramentos-na-ufrj-06-05-202-19h/ Thu, 05 May 2022 23:24:40 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=2018 Seminário: 20 anos da Lei de Libras e os seus Desdobramentos na UFRJ – 06/05/2022 – 19h Leia mais »

]]>
O Projeto Sinalidade realizará uma live intitulada: “Seminário: 20 anos da Lei de Libras e
os seus Desdobramentos na UFRJ”, que ocorrerá no 06/05/2022, às 19h.

E para essa conversa convidados muito especiais da UFRJ, que são Tradutores/Intérpretes e Professores da UFRJ.

A mediação será feita pelo Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_).
O evento é gratuito e haverá emissão de certificado aos participantes.

Teremos interpretação para Libras e audiodescrição medida.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/hwgXL56uJaJXPC7F7

Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=hqZcRH5ZUG8

Audiodescrição: Card de fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas traz o convite para uma live. No alto do card e centralizada, a logomarca do Projeto Sinalidade. Abaixo e em três linhas, lê-se: SEMINÁRIO: 20 ANOS DA LEI DE LIBRAS E OS SEUS DESDOBRAMENTOS NA UFRJ.  DIA 06 DE MAIO DE 2022 - ÀS 19H. No centro há cinco fotografias dos participantes, em formato circular e com bordas amarelas. À esquerda, lê-se a palavra: Convidades, seguida de quatro fotografias, divididas em duas linhas. Na primeira fotografia: Betty Lopes (FE/UFRJ). Ela é uma mulher de pele clara, tem cabelos loiros e ondulados. Está maquiada e sorri. Ao lado da primeira fotografia: Bruno Abrahão (FL/UFRJ). Ele é um homem de pele parda.  Bruno tem cabelo, bigode e barba pretos e curtos. Ele usa uma camisa social cinza e sorri. Na segunda fileira, à esquerda:  Daniela Abreu (FL/UFRJ). Ela é uma mulher branca, de cabelo liso e loiro. Daniela está maquiada e sorri. Ao lado: Heloíse Gripp Diniz (FL/UFRJ). Ela é uma mulher de pele clara, de cabelo castanho e cacheado. Ela está inclinada para a esquerda. Heloíse usa óculos de grau e uma blusa branca, com estampas nas cores  azul claro e azul escuro. No lado direito do card: Mediação. Abaixo, em tamanho maior, a fotografia de Alex Sandro Lins. Ele é um homem de pele clara. Alex tem cabelo curto e escuro, raspado nas laterais, bigode e barba rala. Ele usa uma camisa polo preta e sorri. Abaixo da fotografia lê-se: Coordenador do Projeto Sinalidade (FL/UFRJ) e Membro da Diretoria de Acessibilidade (Dirac/UFRJ). Na parte inferior do card está escrito: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé e à esquerda, os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. E o endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj. Centralizado, os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras. À direita: Parceria. E o logo da AGITE-RJ e da Dirac/UFRJ

Audiodescrição da Logo do Projeto Sinalidade. A logo é composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, desenho de mãos e antebraços na cor preta fazem parte do fundo. Abaixo, grafadas em letras maiúsculas e na cor branca, a palavra: Sinalidade. Mais abaixo e também em branco, a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão.
A Imagem Contém Audiodescrição
]]>
Chamada de extensionista – 2022.1 – Curso de Libras em EAD – Turma de Niterói https://sinalidade.letras.ufrj.br/chamada-de-extensionista-2022-1-curso-de-libras-em-ead-turma-de-niteroi/ https://sinalidade.letras.ufrj.br/chamada-de-extensionista-2022-1-curso-de-libras-em-ead-turma-de-niteroi/#respond Tue, 29 Mar 2022 03:56:00 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=2004 Chamada de extensionista – 2022.1 – Curso de Libras em EAD – Turma de Niterói Leia mais »

]]>
Estão abertas vagas para extensionistas no curso de Libras em EAD, vinculado ao Projeto Sinalidade da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Neste semestre estamos com 15 vagas abertas para as seguintes ações: monitor, instrutor, apoio de Libras e Apoio da Coordenação, que serão oferecidas 60 horas de extensão.

Informações sobre as regras para a participação.

Itens 01 – Sobre as vagas:
1) 6 Vagas de Instrutor da Libras que vão executar o ensino da Libras
2) 3 Vagas de Monitor que acompanharam as turmas de ouvintes durantes as aulas
3) 3 Vagas de Apoio de Libras que vão facilitar a execução do curso fazendo a versão voz e interpretação na turma de ouvintes
4) 3 Vagas de Apoio da coordenação, vão auxiliar na equipe da coordenação de execução do curso

Itens 02 – Perfil de alunes:
a) Para participar como instrutor ou Apoio de Libras, preferencialmente alunes surdos ou ouvintes do curso de Letras-Libras ou do curso de Especialização em Libras: Ensino, Tradução e Interpretação.
b) Para participar como monitor ou apoio da coordenação, aberto para qualquer curso da UFRJ

Itens 03 – Motivação e disponibilidades para a participações nas formações e execução do curso. A execução das aulas serão no turno da tarde, provavelmente entre 14:00 às 15:30 e depois a reunião de formação da equipe de execução.

Normas complementares:
1) Para a participação no item 02/b, não é necessário saber Libras, qualquer alune pode se inscrever para ser extensionista.
2) Todas as ações de execução do curso e na modalidade de educação a educação – EAD.
3) O preenchimento das vagas deverá obedecer os itens 01, 02 e 03. Caso tenha empates para o preenchimento das vagas serão utilizados como critério a ordem de inscrição.
4) A organização do curso é moldada numa abordagem participativa no qual todos podem contribuir.

O FORMULÁRIO RECEBERÁ INSCRIÇÕES ATÉ O DIA: 05/04/2022 às 12h00

Link para inscrições: https://forms.gle/FY7uQoi23aPHdtQd9

Em caso de dúvidas entre em contato com o nosso e-mail: Librasextensao@letras.ufrj.br

Equipes:
Coordenação geral – Alex Sandro Lins
Coordenador de execução – Felipe de Oliveira Miguel
Bolsista PROFAEX- Jaqueline Cristine
Extensionistas de execução: Colaboradores e alunes da UFRJ

]]>
https://sinalidade.letras.ufrj.br/chamada-de-extensionista-2022-1-curso-de-libras-em-ead-turma-de-niteroi/feed/ 0
Live: Coletivo TransParente – (R)existência da Comunidade LGBTQIAP+ Em Niterói e redondezas Através da Arte https://sinalidade.letras.ufrj.br/live-coletivo-transparente-rexistencia-da-comunidade-lgbtqiap-em-niteroi-e-redondezas-atraves-da-arte/ Sat, 19 Feb 2022 14:07:28 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=1973 Live: Coletivo TransParente – (R)existência da Comunidade LGBTQIAP+ Em Niterói e redondezas Através da Arte Leia mais »

]]>
👉 Na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro, às 19h, o Projeto Sinalidade realizará uma live com o tema: COLETIVO TRANSPARENTE – (R)EXISTÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIAP+ EM NITERÓI E REDONDEZAS ATRAVÉS DA ARTE.


🦋 O @ColetivoTransParente é um espaço potente e diverso. E neste dia será representado por: Campelo, Erik Barbosa e Wallace Berto. A mediação será feita por Alex Sandro Lins. Convidamos a todes para assistir. 🏳️‍🌈


📝Formulário de Inscrição: https://forms.gle/ZP7hJpnBaRMaayQF7


⚠ Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br

🖥 Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=D-APKjdwYPE

Audiodescrição: Card de fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas traz o convite para uma live. No alto do card e centralizada, a logomarca do Projeto Sinalidade. Abaixo e em três linhas, lê-se: LIVE: COLETIVO TRANSPARENTE - (R)EXISTÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIAP+ EM NITERÓI E REDONDEZAS  ATRAVÉS DA ARTE. DIA 22 DE fevereiro DE 2022 - às 19h. No centro há quatro fotografias dos participantes, em formato circular e com bordas amarelas. À esquerda, lê-se a palavra: Convidades, seguida de três fotografias, divididas em duas linhas. Na primeira fotografia: Campello. Elu é uma pessoa branca não binária. Campello tem cabelos pretos e longos e estão semipresos em um coque, com fios soltos sobre os ombros. Elu usa óculos de sol de armação laranja e uma camiseta preta. Ao lado direito dele, Erik Barbosa. Uma pessoa negra de pele clara e gênero fluído.  Ele usa um turbante na cabeça e tem sobrancelhas e bigode delineados.  Mais abaixo e centralizado: Wallace Berto. Ele é um homem cis, de pele parda. Tem cabelo curto e grisalhos. Wallace usa óculos de grau e  uma camisa preta, com algumas estampas azuis. Vê-se uma pulseira branca no braço esquerdo. No lado direito do card: Mediação. Abaixo, em tamanho maior, a fotografia de Alex Sandro Lins. Ele é um homem cis de pele clara. Alex tem cabelo curto e escuro, raspado nas laterais, bigode e barba rala. Ele usa uma camisa polo preta e sorri. Abaixo da fotografia lê-se: Professor da SME/Niterói e Coordenador do Projeto Sinalidade (FL/UFRJ). Na parte inferior do card está escrito: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé e à esquerda, os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. E o endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj. Centralizado, os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras. À direita: Parceria. E, a logo do Coletivo TransParente.
Audiodescrição da Logo do Projeto Sinalidade. A logo é composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, desenho de mãos e antebraços na cor preta fazem parte do fundo. Abaixo, grafadas em letras maiúsculas e na cor branca, a palavra: Sinalidade. Mais abaixo e também em branco, a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão. 
Audiodescrição do Logo do Coletivo Transparente: Sobre um fundo branco e contorno amarelo, vê-se ao centro uma borboleta de asas coloridas em degradê, nas cores: vermelho, laranja, amarelo, rosa, roxo, lilás, verde e preto.  Abaixo e em letras pretas, lê-se: Coletivo TransParente.
A Imagem contém Texto Alternativo.


Audiodescrição: Card de fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas traz o convite para uma live. No alto do card e centralizada, a logomarca do Projeto Sinalidade. Abaixo e em três linhas, lê-se: LIVE: COLETIVO TRANSPARENTE – (R)EXISTÊNCIA DA COMUNIDADE LGBTQIAP+ EM NITERÓI E REDONDEZAS  ATRAVÉS DA ARTE. DIA 22 DE fevereiro DE 2022 – às 19h. No centro há quatro fotografias dos participantes, em formato circular e com bordas amarelas. À esquerda, lê-se a palavra: Convidades, seguida de três fotografias, divididas em duas linhas. Na primeira fotografia: Campello. Elu é uma pessoa branca não binária. Campello tem cabelos pretos e longos e estão semipresos em um coque, com fios soltos sobre os ombros. Elu usa óculos de sol de armação laranja e uma camiseta preta. Ao lado direito dele, Erik Barbosa. Uma pessoa negra de pele clara e gênero fluído.  Ele usa um turbante na cabeça e tem sobrancelhas e bigode delineados.  Mais abaixo e centralizado: Wallace Berto. Ele é um homem cis, de pele parda. Tem cabelo curto e grisalhos. Wallace usa óculos de grau e  uma camisa preta, com algumas estampas azuis. Vê-se uma pulseira branca no braço esquerdo. No lado direito do card: Mediação. Abaixo, em tamanho maior, a fotografia de Alex Sandro Lins. Ele é um homem cis de pele clara. Alex tem cabelo curto e escuro, raspado nas laterais, bigode e barba rala. Ele usa uma camisa polo preta e sorri. Abaixo da fotografia lê-se: Professor da SME/Niterói e Coordenador do Projeto Sinalidade (FL/UFRJ). Na parte inferior do card está escrito: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé e à esquerda, os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. E o endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj. Centralizado, os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras. À direita: Parceria. E, a logo do Coletivo TransParente.

Audiodescrição da Logo do Projeto Sinalidade. A logo é composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, desenho de mãos e antebraços na cor preta fazem parte do fundo. Abaixo, grafadas em letras maiúsculas e na cor branca, a palavra: Sinalidade. Mais abaixo e também em branco, a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão.

Audiodescrição do Logo do Coletivo Transparente: Sobre um fundo branco e contorno amarelo, vê-se ao centro uma borboleta de asas coloridas em degrade, nas cores: vermelho, laranja, amarelo, rosa, roxo, lilás, verde e preto.  Abaixo e em letras pretas, lê-se: Coletivo TransParente.



Créditos: Equipe de Audiodescrição: LadTecs/FL/UFRJ (@ladtecs.ufrj). Roteirista: Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_).Consultora: Doriane Vasconcelos (@doriane_vasconcelos).

]]>
Live: Intérpretes de Libras-Português dentro e fora das escolas: Reflexões Cotidianas – 25/01/2022 | 19h https://sinalidade.letras.ufrj.br/interpretes-de-libras-portugues-dentro-e-fora-das-escolas-reflexoes-cotidianas/ Sun, 16 Jan 2022 12:28:08 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=1964 Live: Intérpretes de Libras-Português dentro e fora das escolas: Reflexões Cotidianas – 25/01/2022 | 19h Leia mais »

]]>
O Projeto Sinalidade realizará uma live intitulada: “Intérpretes de Libras-Português dentro e fora das escolas: Reflexões Cotidianas”, que concorrerá no – 25/01/2022 às 19h.

E para essa conversa convidados a Mairla Costa (@bibliodicasemlibras), que é Mairla Costa – Bibliotecária e Pedagoga;  Mestra e Doutoranda em Estudos da Tradução pela PPGET-UFSC.

A mediação será feita pelo Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_) – Professor da SME/Niterói, Tradutor/Intérprete de Libras (UFRJ) e  Coordenador do Projeto Sinalidade (FL/UFRJ)

O evento é gratuito e haverá emissão de certificado aos participantes.

Teremos interpretação para Libras e audiodescrição medida.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/a6Y8ApdbpkLLFT2z7

Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=U72hhG9iEpM

Audiodescrição: Card em fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas. No alto do card e centralizado: o logo do Projeto Sinalidade. Abaixo e em três linhas: INTÉRPRETES DE LIBRAS-PORTUGUÊS DENTRO E FORA DAS ESCOLAS: REFLEXÕES COTIDIANAS. DIA 25 JANEIRO DE 2022 – ÀS 19H. No centro há duas fotografias dos participantes, em formato circular, dispostas lado a lado. À esquerda, Convidada: Mairla Costa. Ela é uma mulher de pele clara, cabelos escuros e longos. Ela usa óculos e sorri. Ao fundo vê-se uma estante com livros. Abaixo da fotografia lê-se: Bibliotecária e Pedagoga; Doutoranda em Estudos da Tradução pela PPGET-UFSC. À direita: Mediação: Alex Sandro Lins. Ele é um homem de pele clara. Tem cabelo curto e escuro, com as laterais raspadas, bigode e barba rala. Alex usa uma camisa polo preta e sorri. Abaixo da fotografia lê-se: Professor da SME/Niterói e Coordenador do Projeto Sinalidade (FL/UFRJ). Na parte inferior do card: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé, à esquerda: os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. O endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj. Centralizado os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras e a direita: Apoio. E a logo da AGITE-RJ.

Audiodescrição do Logo do Projeto Sinalidade: composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, há o desenho de mãos e antebraços, na cor preta, fazendo parte do fundo. Abaixo, na cor branca, a palavra: Sinalidade, grafada em letras maiúsculas. Logo abaixo a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão, também na cor branca.

Créditos: Equipe de Audiodescrição ‒ LadTecs/UFRJ (@sinalidade.ufrj).
Roteirista: Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_).
Consultora: Luciane Molina (@braillu).

]]>
Live: Conversa com Fernando Molica sobre o livro “Elefantes no céu de Piedade” – 14/12/2021 às 19h https://sinalidade.letras.ufrj.br/live-conversa-com-fernando-molica-sobre-o-livro-elefantes-no-ceu-de-piedade-14-12-2021-as-19h/ https://sinalidade.letras.ufrj.br/live-conversa-com-fernando-molica-sobre-o-livro-elefantes-no-ceu-de-piedade-14-12-2021-as-19h/#respond Mon, 13 Dec 2021 13:36:03 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=1954 Live: Conversa com Fernando Molica sobre o livro “Elefantes no céu de Piedade” – 14/12/2021 às 19h Leia mais »

]]>
O Projeto Sinalidade convida para um Encontro com o escritor e jornalista Fernando Molica, no dia 14 de dezembro, às 19h, que discutirá o mais recente romance do escritor: “Elefantes no céu de piedade”(Patuá, 2021). O encontro marca o encerramento do minicurso Literatura e Ditadura e será transmitido pelo Canal do Youtube do Projeto Sinalidade. 


Link de inscrição: https://forms.gle/5yHZCYgUrQfXoQF78

Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=yQybR-3qZCM

O evento é gratuito,  haverá emissão de certificado aos participantes, interpretação para Libras e Audiodescrição. 

Audiodescrição: Card em fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas. No alto do card e centralizado: a logo do Projeto Sinalidade. Abaixo e em três linhas: Conversa com Fernando Molica sobre o livro “Elefantes no céu de Piedade”. DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2021 – ÀS 19H.  No centro há quatro fotografias em formato circular, com bordas amarelas. A primeira em um círculo maior e as outras três em círculos menores.  À esquerda, Convidado: Fernando Molica. Escritor e jornalista, autor dos romances: Notícias do Mirandão, O inventário de Julio Reis e Uma Selfie com Lenin. Ele é um homem de pele clara, tem cabelos pretos com fios grisalhos. Ele usa uma camisa social na cor laranja coral e sorri. À direita: Mediação: Paulo Roberto Tonani. Rafael Gutierrez. Miguel Conde. Há três fotografias, divididas em duas fileiras. Na primeira as fotografias de Paulo Roberto Tonani e Rafael Gutierrez, lado a lado. Paulo está com o rosto de perfil direito. Ele tem pele clara, cabelo, sobrancelhas e barba grisalhos. Usa uma camisa social branca. Rafael está com o rosto de perfil esquerdo. Ele tem pele branca e cabelos curtos e pretos. Usa óculos de grau e uma camiseta na cor branca. Abaixo a fotografia de Miguel Conde. Miguel tem o cabelo, bigode e barba curtos e loiros. Ele usa um óculos de grau, de armação preta e uma jaqueta também preta.  Na parte inferior: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé, os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. O endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj, os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras. Audiodescrição do Logo do Projeto Sinalidade: composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, há o desenho de mãos e antebraços, na cor preta, fazendo parte do fundo. Abaixo, na cor branca, a palavra: Sinalidade, grafada em letras maiúsculas. Logo abaixo a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão, também na cor branca.
A imagem contém Texto Alternativo | Audiodescrição
]]>
https://sinalidade.letras.ufrj.br/live-conversa-com-fernando-molica-sobre-o-livro-elefantes-no-ceu-de-piedade-14-12-2021-as-19h/feed/ 0
Live: “COMUNICAÇÃO ORAL: ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAMENTO DA DIREÇÃO DIRETA PARA TILSP” – 29.11.2021 | 19h https://sinalidade.letras.ufrj.br/live-comunicacao-oral-estrategias-para-aprimoramento-da-direcao-direta-para-tilsp-29-11-2021/ Sun, 28 Nov 2021 10:53:24 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=1942 Live: “COMUNICAÇÃO ORAL: ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAMENTO DA DIREÇÃO DIRETA PARA TILSP” – 29.11.2021 | 19h Leia mais »

]]>
O Projeto Sinalidade realizará uma live intitulada: “Comunicação Oral: Estratégias para Aprimoramento da Direção Direta para TILSP”.

E para essa conversa chamamos a Maria Paula Barros (@mariapaula.falarbem), que é Fonoaudióloga pela UFRJ, Mestre e Doutoranda em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, Dedicada aos Estudos Surdos e à Libras.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificado aos participantes.

Teremos interpretação para Libras e Audiodescrição.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/WfRzkoQP5UPF1YrA9

Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=YcHOIr3uQBU

Audiodescrição: Card em fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas. No alto do card e centralizado: a logo do Projeto Sinalidade.  Abaixo e em três linhas: “COMUNICAÇÃO ORAL: ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAMENTO DA DIREÇÃO DIRETA PARA TILSP. DIA 29 DE NOVEMBRO – ÀS 19H.  No centro há duas fotos em formato circular dispostas lado a lado. À esquerda, Convidada: Maria Paula Barros. Fonoaudióloga pela UFRJ, Mestre e Doutoranda em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Dedicada aos Estudos Surdos e à Libras. Ela é uma mulher de pele clara, cabelos escuros e curtos na altura dos ombros. Ela sorri. À  direita:  Mediação: Alex Sandro Lins. Professor da  FME/Niterói, Tradutor/Intérprete de Libras da UFRJ e Coordenador do Projeto Sinalidade. Ele é um homem de pele clara. Tem cabelo curto e escuro, com as laterais raspadas, bigode e barba rala. Usa uma camisa polo preta e sorri. Abaixo: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé, os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. O endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj, os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras e a logo da AGITE-RJ, apoiadora do evento. Audiodescrição do Logo do Projeto Sinalidade: composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, há o desenho de mãos e antebraços, na cor preta, fazendo parte do fundo. Abaixo, na cor branca, a palavra: Sinalidade, grafada em letras maiúsculas. Logo abaixo a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão, também na cor branca.
A Imagem contém Texto Alternativo

Audiodescrição: Card em fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas. No alto do card e centralizado: a logo do Projeto Sinalidade.  Abaixo e em três linhas: “COMUNICAÇÃO ORAL: ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAMENTO DA DIREÇÃO DIRETA PARA TILSP. DIA 29 DE NOVEMBRO – ÀS 19H.  No centro há duas fotos em formato circular dispostas lado a lado. À esquerda, Convidada: Maria Paula Barros. Fonoaudióloga pela UFRJ, Mestre e Doutoranda em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Dedicada aos Estudos Surdos e à Libras. Ela é uma mulher de pele clara, cabelos escuros e curtos na altura dos ombros. Ela sorri. À  direita:  Mediação: Alex Sandro Lins. Professor da  FME/Niterói, Tradutor/Intérprete de Libras da UFRJ e Coordenador do Projeto Sinalidade. Ele é um homem de pele clara. Tem cabelo curto e escuro, com as laterais raspadas, bigode e barba rala. Usa uma camisa polo preta e sorri. Abaixo: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé, os pictogramas do Instagram, Facebook e YouTube. O endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj, os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras e a logo da AGITE-RJ, apoiadora do evento.
Audiodescrição do Logo do Projeto Sinalidade: composta pela letra S colorida, em faixas diagonais, nas cores: vermelha, laranja, amarela, verde, azul e roxa. Nas curvas internas da letra S, há o desenho de mãos e antebraços, na cor preta, fazendo parte do fundo. Abaixo, na cor branca, a palavra: Sinalidade, grafada em letras maiúsculas. Logo abaixo a frase: Cultura, Diversidade e Inclusão, também na cor branca. 

Créditos: Equipe de Audiodescrição ‒ LadTecs/UFRJ (@sinalidade.ufrj).
Roteirista: Lavínia I. Rossini (@iervolinorossini).
Consultor: Daniel Massaneiro (@daniel.massaneiro).
Revisão: Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_).

 

]]>
Minicurso: Literatura e Ditadura https://sinalidade.letras.ufrj.br/minicurso-literatura-e-ditadura/ Wed, 03 Nov 2021 00:11:56 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=1931 Minicurso: Literatura e Ditadura Leia mais »

]]>
O curso Literatura e Ditadura busca construir uma compreensão dos múltiplos aspectos que envolvem o período da ditadura civil-militar a partir de um conceito expandido de cultura, que inclui obras literárias, teatro, cinema e outras artes. No curso serão discutidas questões históricas relacionadas ao período, como a violência dos órgãos de repressão, o exílio, a resistência armada e a atuação da sociedade civil em apoio ao regime a partir da obra de Bernardo Kuscinski, Ferreira Gullar, Roberto Bolaño, Paloma Vidal, Alejandro Zambra, grupos de teatro como Arena e Opinião, entre outros.

O curso será oferecido às terças, das 14h às 16h, a partir do dia 09 de novembro até o dia 14 de dezembro, via Google Meet.

O curso contará com interpretação para Libras e Audiodescrição.

Link para pré-inscrições: https://forms.gle/xDkDsmXux3w6rq6M8

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: sinalidade@letras.ufrj.br

CARD DE DIVULGAÇÃO

Audiodescrição: Card em fundo preto escrito em letras brancas e amarelas. Na parte superior, centralizado, o logo do Projeto Sinalidade. À Direita: o ícone do Google Meet. Abaixo: Minicurso: Literatura e Ditadura. Carga horária de 20 horas. Mais abaixo, a palavra : Professores. Na mesma linha, há três fotos emolduradas por círculos amarelos. Embaixo de cada foto, o nome da pessoa. À esquerda, a foto de Paulo Tonani, que está com o rosto de perfil direito. Ele tem pele clara, cabelo, sobrancelhas e barba grisalhos. Usa uma camisa social branca. Ao lado tem a foto da Tatiana França. Ela é uma mulher de pele clara, tem cabelo loiro claro, ondulados e curtos. Sobrancelhas finas e sorri. À direita, vê-se a fotografia da Claudia Miranda. Ela tem pele branca, cabelo curto e escuro, até a altura dos ombros. Usa óculos, camisa de manga longa preta e um cachecol na cor bege. Logo abaixo, há mais três fotos também emolduradas por círculos amarelos. A primeira fotografia, é a do Rafael Gutierrez, que está com o rosto de perfil esquerdo. Ele tem pele branca e cabelos curtos e pretos. Usa óculos de grau e uma camiseta na cor branca. Ao lado, vê-se a fotografia de Carolina Barcelos. Ela é uma mulher de pele branca, tem cabelos loiros e lisos, até a altura dos ombros. . Carolina usa óculos de sol apoiados na cabeça e sorri. À direita, vê-se a foto do Miguel Conde. Ele é um homem de pele clara. Miguel tem o cabelo, bigode e barba curtos e loiros. Ao lado da foto, à direita, a seguinte informação: Início do curso: 09/11/2021. Terças - das 14h às 16h. Na parte inferior, lê-se: Para mais informações e inscrições, acesse: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé: os pictogramas do Instagram, Facebook e Youtube, seguidos pelo endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj, o símbolo de audiodescrição e de acessibilidade em Libras.


Créditos: Equipe de Audiodescrição – LADTEcs/UFRJ.
Roteirista: Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_).
Consultoria: Daniel Massaneiro (@daniel.massaneiro). 
Revisão: Aimi Tanikawa (@tanikawaaimi).
A Imagem Contem Audiodescrição (Texto Alternativo)

Cronograma dos Encontros:

1. Não é uma história pessoal, é a tragédia de uma nação. Uma leitura de “K., relato de uma busca”, de Bernardo Kucinski.

Professor: Paulo Roberto Tonani do Patrocínio – Professor adjunto do Departamento de Letras-Libras e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, ambos da Faculdade de Letras da UFRJ. É Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), com a Tese “Escritos à margem, a presença de escritores de periferia na cena literária contemporânea”. É autor dos livros “Escritos à margem, a presença de autores de periferia na cena literária brasileira” (7 Letras/Faperj, 2013), “Cidade de lobos, a representação de territórios marginais na obra de Rubens Figueiredo” (Ed. UFMG/Faperj, 2016) e coorganizou os livros  “Modos da margem: figurações da marginalidade na literatura e cultura brasileiras” (Aeroplano/ Capes, 2015) e “Estudos culturais: legado e apropriações” (Pontes, 2017).

2. “Narrar a herança: figurações das ditaduras em Alejandro Zambra e Paloma Vidal”

Professora: Tatiane França – Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, onde atualmente é doutoranda. Sua dissertação tratava dos limites entre ficção e testemunho na obra de Marguerite Duras. Desenvolve atualmente pesquisa sobre mulheres escritoras e o imaginário da ditadura na América Latina. É professora de língua e literatura, tradutora e membro do Laboratório de Poéticas contemporâneas de língua Francesa (LAPOFRAN).

3. A representação da cidade em tempos de ditadura

Professora: Claudia Miranda – Doutora em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Área de pesquisa em Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e experiência urbana e literatura marginal. Possui experiência como coordenadora de MBA na área de Mídias Digitais e professora na área de Audiovisual nas disciplinas de Produção Executiva, Gêneros Cinematográficos e prof. orientadora nos laboratórios de direção e produção de filmes de curta-metragem do curso de Cinema da UNESA. Autora do livro de ficção “Madressilvas em Pucon” publicado pela Editora 7Letras em 2012.

4. “Roberto Bolaño: literatura e o mal na ditadura chilena”

Rafael Gutierrez é escritor, editor e crítico literário. Professor de Literatura Hispano-americana na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Estudos de Literatura da PUC-Rio com a tese “Da literatura como um ofício perigoso. Crítica e ficção na obra de Roberto Bolaño”. Autor dos romances “Como se tornar um escritor cult de forma rápida e simples” e “Crímenes sublimes”, do livro de poemas “A orelha de Holyfield” e do ensaio “Formas híbridas”. Desde 2016 coordena a Editora Papéis Selvagens no Rio de Janeiro.

5. Literatura, teatro e resistência: companhias teatrais e literatura dramática nas décadas de 1960 e 1970

Professora: Carolina Barcelos – Bacharel e licenciada em Artes Cênicas, mestrado em Estudos de Literatura e doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Tem artigos e capítulos de livros nas áreas de teatro, literatura brasileira e literatura comparada.

6. “Utopia e pós-utopia na obra de Ferreira Gullar”

Miguel Conde é professor adjunto de Teoria Literária na Faculdade de Letras da UFRJ. Nascido no Rio de Janeiro em 1981, é jornalista formado pela Escola de Comunicação da UFRJ e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Suas reportagens, resenhas e artigos de crítica literária foram publicados em jornais e periódicos acadêmicos no Brasil e no exterior, como Folha de S. Paulo, Suplemento Pernambuco, Quatro Cinco Um e Letterature d’America. Foi editor assistente do suplemento literário do jornal O Globo, e curador de duas edições da Flip. Organizou a coletânea Quarteto Mágico: Contos de Murilo Rubião, José J. Veiga, Campos de Carvalho e Victor Giudice (Autêntica, 2018), e no momento prepara uma biografia do poeta e crítico Ferreira Gullar.

Encerramento do curso – Conversa com Fernando Molica sobre o livro “Elefantes no céu de Piedade”

Fernando Molica nasceu no Rio de Janeiro em 1961. É autor dos romances ,  (todos publicados pela Record),  (Objetiva) e do infantojuvenil  (Rocco). Lançou também o livro-reportagem  (Record), que recebeu menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog. Participou das coletâneas  (Casa da Palavra),  (Ferreyra Editor, Córdoba),  (Record) e  (Mórula). Foi, por duas vezes, finalista do Prêmio Jabuti. Os romances  e  também foram publicados na Alemanha. Diretor da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo -, organizou, para a entidade, três coletâneas de reportagens: . Os livros fazem parte da coleção Jornalismo Investigativo, da Record. Participou da entrevista com Betinho que gerou o livro  (Revan) e tem textos publicados em  (Globo),  (Cesec) e  (Mauad). É jornalista formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou nas sucursais cariocas dos jornais “O Estado de S.Paulo” e “Folha de S.Paulo” e foi chefe de reportagem de “O Globo”. Em 1996, foi para TV Globo, onde trabalhou, como repórter especial, para o ‘Fantástico’ e diversos telejornais. Uma de suas reportagens ganhou, em 2004, o prêmio Vladimir Herzog. Em 2008, assumiu o cargo de editor da coluna “Informe do DIA”, do jornal “O Dia”. Escreve, semanalmente, uma crônica para o mesmo jornal, publicada na coluna ‘Estação Carioca’. Por seu trabalho como jornalista, recebeu, em 2009, o prêmio Orilaxé, do AfroReggae. Organizou e coordenou o MBA em Jornalismo Investigativo e Realidade Brasileira da Fundação Getúlio Vargas.

Atenciosamente,
Coordenação do Projeto Sinalidade (FL/UFRJ)

]]>
O Papel do Consultor em Audiodescrição https://sinalidade.letras.ufrj.br/o-papel-do-consultor-em-audiodescricao/ Thu, 21 Oct 2021 01:40:32 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=1922 O Papel do Consultor em Audiodescrição Leia mais »

]]>
O Projeto Sinalidade realizará uma live intitulada: “O Papel do Consultor em Audiodescrição, no dia 22/10/2021, às 19h.

E para essa conversa chamamos o Ednilson Sacramento (@acramentoednilson), que é jornalista e consultor em audiodescrição, mentor em acessibilidade cultural, diversidade e inclusão. Graduando em produção cultural (UFBA) e membro dos coletivos Rede PCD BAHIA e Quilombo PCD.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificado aos participantes.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/DoVei51HvxtZBbxi6

Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Rkw1toGhEuA

Audiodescrição: Card em fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas. Centralizado, no Topo, está a logo do Projeto Sinalidade. Logo abaixo, o título: O PAPEL DO CONSULTOR EM AUDIODESCRIÇÃO. DIA 22 DE OUTUBRO – ÀS 19H. Ao centro há duas fotos, lado a lado, em formato circular. Foto à esquerda – Convidado: Ednilson Sacramento. Jornalista e consultor em audiodescrição. Ele é um homem negro de cabelos grisalhos e curtos. Ele sorri e usa uma camiseta azul marinho. Foto à direita – Mediação: Alex Sandro Lins. Professor da SME/FME (Niterói) e Coordenador do Projeto Sinalidade da UFRJ. Ele é um homem de pele clara. Tem cabelo escuro curto, com as laterais raspadas, bigode e barba rala. Usa uma camisa polo preta e sorri. No rodapé: os pictogramas do Instagram, facebook e youtube. O endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj, e os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras.
A Imagem contém Texto Alternativo

Audiodescrição: Card em fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas. Centralizado, no Topo, está a logo do Projeto Sinalidade. Logo abaixo, o título: O PAPEL DO CONSULTOR EM AUDIODESCRIÇÃO. DIA 22 DE OUTUBRO – ÀS 19H. Ao centro há duas fotos, lado a lado, em formato circular. Foto à esquerda – Convidado: Ednilson Sacramento. Jornalista e consultor em audiodescrição. Ele é um homem negro de cabelos grisalhos e curtos. Ele sorri e usa uma camiseta azul marinho. Foto à direita – Mediação: Alex Sandro Lins. Professor da SME/FME (Niterói) e Coordenador do Projeto Sinalidade da UFRJ. Ele é um homem de pele clara. Tem cabelo escuro curto, com as laterais raspadas, bigode e barba rala. Usa uma camisa polo preta e sorri. No rodapé: os pictogramas do Instagram, facebook e youtube. O endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj, e os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras.

Créditos: Equipe de Audiodescrição ‒ LadTecs/UFRJ
Roteirista: Tânia Costa.
Consultor: Daniel Massaneiro (@daniel.massaneiro).
Revisão: Alex Sandro Lins (@alexsandrolins_).

]]>
30 de setembro – dia internacional da tradução https://sinalidade.letras.ufrj.br/dia-internacional-da-traducao/ Tue, 28 Sep 2021 10:45:31 +0000 https://sinalidade.letras.ufrj.br/?p=1908 30 de setembro – dia internacional da tradução Leia mais »

]]>
Fechando as comemorações do Mês de Setembro, teremos essa live muito interessante, no dia 30/09/2021, às 19h, com a Professora Clarissa Guerretta, com o tema: “Minha maior virtude é ser Surda: Possibilidades e Desafios na Atuação como Professora e Tradutora de Libras”.

Clarissa é Professora de Libras do Departamento de Letras-Libras da UFRJ, Coordenadora dos Cursos de Letras-Libras (Licenciatura e Bacharelado), Representante da Faculdade de Letras no Centro de Letras e Artes (CLA/UFRJ) e Conselheira do CEG (Conselho de Ensino de Graduação), na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É especialista em Libras: Ensino, Tradução e Interpretação e Mestranda em Ciência da Literatura, nessa mesma universidade. Além da vasta experiência no campo da tradução.

Nossa conversa será mediada pelo Tradutor e Intérprete de Libras: Alex Sandro Lins, que atualmente é supervisor do Setor de Tradutores/Intérpretes de Libras do Departamento de Letras-Libras, Coordenador do Projeto Sinalidade (FL/UFRJ) e do Laboratório de Audiodescrição e Produção de Outras Tecnologias Assistivas (FL/UFRJ).

Videoconvite em Libras: https://www.instagram.com/p/CUXlgUYtN2G/

Para mais informações acesse:
Sinalidade.letras.ufrj.br


Inscrições pelo link: https://forms.gle/4eFCNkNPXEx6t59aA

Audiodescrição: Card em fundo preto, escrito em letras brancas e amarelas. Centralizado no topo está a logo do Projeto Sinalidade. Logo abaixo, o título: MINHA MAIOR VIRTUDE É SER SURDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA ATUAÇÃO COMO PROFESSORA E TRADUTORA DE LIBRAS. DIA 30 DE SETEMBRO – 19H. Ao centro há duas fotos, lado a lado, em formato circular. Foto à esquerda – Convidada: Clarissa Guerretta, professora de Libras do Departamento de Letras – Libras (FL/UFRJ). Ela é uma mulher branca de cabelos castanhos escuros e lisos. Ela apoia o queixo sobre a mão esquerda e esboça um sorriso. Foto à direita – Mediação: Alex Sandro Lins, Professor da SME/FME (Niterói) e Coordenador do Projeto Sinalidade da UFRJ. Ele é um homem de pele clara. Tem cabelo escuro curto com as laterais raspadas, bigode e barba rala. Usa uma camisa polo preta e sorri.  Na parte inferior do card, o texto: Para mais informações e inscrições: sinalidade.letras.ufrj.br. No rodapé: os pictogramas do Instagram, facebook e youtube. O endereço eletrônico: @sinalidade.ufrj, e os símbolos de audiodescrição e de acessibilidade em Libras. Créditos da Audiodescrição: Equipe LadTecs (FL/UFRJ). Roteirista: Alex Sandro Lins; revisor: Diego Oliveira e consultor: Daniel Massaneiro.
A imagem contem Audiodescrição (Texto Alternativo).
]]>