Nos meses de março e abril, o Projeto Sinalidade ofertará o Minicurso: Literatura Marginal, com o objetivo de realizar uma investigação teórica e crítica acerca do conceito desse tipo de literatura. O curso terá início no dia 09/03 e será dividido em seis sessões. As aulas acontecerão às terças-feiras, de 14h às 16h, na plataforma Google Meet.
Serão disponibilizadas 30 vagas, das quais 50% são destinadas a políticas afirmativas adotadas pelo Projeto Sinalidade
Link para pré-inscrições: https://forms.gle/ZunKtLYCwQML4zC79
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: sinalidade@letras.ufrj.br
A partir de uma definição expandida de literatura, que inclui textos literários, mas igualmente performances de slam poetry, o Minicurso Literatura Marginal tem como referência a presença de novos sujeitos da enunciação na literária contemporânea que reivindicam uma identidade baseada na afirmação de sua vinculação com territórios marginais e periféricos – fenômeno que assume as feições de uma espécie de movimento literário de inspiração sócio-comunitária. O curso busca traçar uma abordagem das produções literárias que se reúnem sob o signo de marginais. Nesta perspectiva, para além da discussão sobre o conceito de literatura marginal, o curso irá se debruçar sobre as obras de Carolina Maria de Jesus, Ferréz, Sérgio Vaz e Allan da Rosa, dos saraus de poesia nas periferias e de slam poetry.
Cada aula terá uma temática específica e será ministrada por um professor diferente. Confiram a programação abaixo:
09/03: Abertura do curso e discussão sobre o conceito de margem/marginal e periferia/periférico com Paulo Tonani.
Paulo é professor adjunto do Departamento de Letras-Libras e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, ambos da Faculdade de Letras da UFRJ. É Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), com a Tese “Escritos à margem, a presença de escritores de periferia na cena literária contemporânea”.
16/03: Discussão sobre a história da literatura marginal com André Botton.
André Natã Mello Botton é Doutorando (CNPq) em Letras (Teoria da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Maria Mater Ecclesiae (2012), graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade Feevale (2016), com bolsa do ProUni, e mestrado em Letras (Teoria da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literatura brasileira, literatura marginal das periferias, história da literatura e literatura comparada.
23/03: Discussão sobre Ferréz e a Literatura Marginal com Claudia Miranda.
Claudia Miranda é Doutora em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Área de pesquisa em Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e experiência urbana e literatura marginal. Possui experiência como coordenadora de MBA na área de Mídias Digitais e professora na área de Audiovisual nas disciplinas de Produção Executiva, Gêneros Cinematográficos e prof. orientadora nos laboratórios de direção e produção de filmes de curta-metragem do curso de Cinema da UNESA. Autora do livro de ficção “Madressilvas em Pucon” publicado pela Editora 7Letras em 2012.
30/03: Discussão sobre Sergio Vaz e a Cooperifa com Marcio Marinho.
Marcio Vidal Marinho é mestre em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP. Realiza pesquisas nos seguintes temas: poesia, Cooperifa, literatura brasileira, literatura periférica e literatura marginal. Autor dos livros “21 Gramas” (Ibis Libris, 2016), “A Vida em Três Tempos” (Ibis Libris, 2013) e “Receitas Para Amar no Século XXI” (2010).
06/04: Discussão sobre Allan Santos da Rosa e os ventos da periferia com Renata Rodrigues.
Renata é doutora em Letras Vernáculas/ Literatura Brasileira (UFRJ) e mestra em Educação, Cultura e Comunicação em periferias urbanas (UERJ – FEBF) e possui graduação em Letras e Pedagogia (UERJ). Ela atua como professora da graduação em curso de Pedagogia na rede privada, professora de Incentivo à Leitura e Produção Textual na Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu e professora de Sala de Recursos Multifuncionais na Fundação Municipal de Educação de Niterói. Pesquisa os processos de aquisição de leitura e escrita, a Literatura Infantil e Juvenil, a Literatura Periférica, a Literatura negro-brasileira e os processos de identificação através da literatura.
13/04: Discussão sobre Slam com Miriane Peregrino.
Miriane Peregrino (Itaboraí-RJ, 1981) é doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e mestre e especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Brasil). Entre 2017 e 2018 realizou Estágio de Pesquisa na Universidade Agostinho Neto, (UAN, Angola). No mesmo período, também atuou nos centros culturais brasileiros de Angola e Moçambique promovendo ações do seu projeto de incentivo à leitura e comunicação popular, “Literatura Comunica!”, contemplado com o Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores (2015) e o Prêmio Culturas Populares (2018), ambos do então Ministério da Cultura. Entre 2019 e 2020 foi assistente de pesquisa do Romanisches Seminar da Universität Mannheim (Uni-Mannheim, Alemanha) e atualmente é pesquisadora visitante no Portugiesisch-Brasilianisches Institut da Universität Zu Köln (Uni-Köln, Alemanha) onde desenvolve o estudo “Slam em falares portugueses: reinvenções das oralidades no século XXI”.
Para participar do Minicurso Literatura Marginal, basta preencher o formulário . As inscrições vão até o dia 05/03/2021 e estão abertas para todas as pessoas!